1

Porque somos tão críticos?

Posted by Cecília on 13:46
Porque temos dificuldade em exprimir os nossos sentimentos ou porque estamos constantemente bombardeados de más notícias que nos deixam deprimidos ou ainda porque devido a esta sociedade de competitividade na qual vivemos, existem mais pessoas com o desejo de demonstrarem ser superiores, mais capazes que os outros?

Penso que ninguém gosta de ser criticado, a não ser que essa crítica seja construtiva, para ajudar o outro a melhorar. Não basta criticar, deve-se sempre apresentar uma sugestão de melhoria.

Por exemplo, a nível profissional se um trabalhador nunca receber ou raramente receber um elogio dos seus superiores, isso reforçará o seu o seu nível de insatisfação, falta de incentivo, baixa auto-estima, falta de auto-afirmação e aumento do nível de stress. Essa empresa acaba por ter colaboradores desmotivados e por conseguinte, menos empenhados e menos produtivos (em termos de produção com qualidade).

Pois todas as pessoas, seja a nível, pessoal, profissional ou social querem ser valorizadas e ver reconhecidas as suas qualidades/capacidades.
Caso exista a necessidade de repreender alguém ou dar algum feedback negativo, devemos fazê-lo de modo a não magoar a pessoa, utilizar as palavras certas, em particular e apresentar uma sugestão de melhoria como já referi.

Mas não basta repreender/criticar, também é necessário fazer elogios sinceros quando oportuno.

“Há grandes homens que fazem com que
todos se sintam pequenos.
Mas o verdadeiro grande homem
é aquele que faz com que todos se sintam grandes”.

Gilbert Keith Chestenton

Devemos ser mais positivos, ver o lado bom da vida e não reclamar logo que nos surge uma pequena contrariedade. Isso não implica deixar de lado os problemas e não os resolver, devemos sim resolvê-los mas com base em sentimentos/pensamentos positivos, pensando que vamos superar esse obstáculo o quanto antes.

Se olharmos o lado positivo das coisas, de certeza que a vida nos correrá bem melhor! Por outro lado, sorrir, dizer obrigado, pedir por favor, também ajuda, pois comportamento gera comportamento… lembrem-se disso. Ter auto-estima por si próprio é outro dos pilares fundamentais para a construção do nosso bem-estar e felicidade.

|

1 Comments


Prezada Colega.
Não poderia estar mais de acordo com a necessidade e, diria mesmo, a coragem, de exprimirmos os nossos verdadeiros sentimentos, perante as pessoas de quem, sinceramente, gostamos. Mas tal expressão, para ser genuinamente sentida, tem de ser acompanhada, a todos os momentos, por um comportamento coerente com o pensamento e a palavra.
Nem sempre o elogio, sistemático, a um mesmo colaborador, será benéfico para ele, porque pode cair na tentação da superioridade e levar os restantes à desmotivação por discriminação negativa. Muito menos o deve ser feito quando, todos estão integrados numa mesma equipa e, cada um com seu saber, dedicação e profissionalismo dá o respectivo contributo para o sucesso do grupo.
Também penso, não se pode ignorar as diversas dimensões da vida e, principalmente, a racional e a sentimental, porque ambas se complementam e tornam a pessoa verdadeiramente equilibrada. Nem somente materialistas, nem apenas utópicos.
A auto-estima julgo que se consegue pelo reconhecimento público da dignidade de cada um, pela assunção das responsabilidades dos compromissos assumidos, pelo cumprimento da palavra dada, pelos valores e sentimentos jurados e consumados.
A compreensão da complexidade humana não se reduz a meia dúzia de exemplos, retirados de uma qualquer “cartilha de auto-ajuda”, porque exige muita e sincera entrega ao “outro” muita compreensão, aceitação das diferenças e, finalmente, uma “luta” constante na superação das dificuldades, convertendo-as em novas aprendizagens, para valorização de sentimentos indispensáveis a uma vida positiva, no caminho da felicidade, qualquer que seja o conceito. Hoje ninguém está em condições de inventar uma “receita” mágica para uma vida tranquila, porque falta definir e testar tal receita.

Enviar um comentário

Copyright © 2009 O que me vai na cabeça... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.

Emoticones